A Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco – SF1 é uma das 36 Circunscrições Hidrográficas do Estado de Minas Gerais, sendo uma entra as 10 sub-bacias de Minas Gerais que drenam à Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
É a bacia afluente mais a montante do Rio São Francisco. Com área de 14.151 km², ela corresponde a 2,21% do território da bacia do rio São Francisco, e possui dentro de sua área 29 municípios, dos quais 20 possuem sede dentro da bacia.
Em relação ao planejamento e gestão de recursos hídricos, pode-se considerar que a bacia está em estágio relativamente inicial sendo que, dos cinco instrumentos de gestão previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), apenas a outorga está plenamente implementada. O instrumento de Sistema de Informações está em implementação, e o Plano de Recursos Hídricos está em fase inicial de execução (IGAM, 2020). A cobrança pelo uso da água e o enquadramento de corpos de água não estão implementados.
Além dos instrumentos da Lei 9.433/97, cabe mencionar também o cadastro de usuários, implementado na bacia, e o monitoramento de águas superficiais, ambos operados pelo IGAM. O monitoramento das águas subterrâneas não é realizado.