NOTÍCIAS - Consulta Pública discute o Prognóstico da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco – SF1

A elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e do Enquadramento dos Corpos de Água (ECA) da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco deu mais um passo importante rumo à sua conclusão.

No dia 23 de agosto foi realizada consulta pública, em ambiente virtual, para apresentar à comunidade o Relatório Preliminar do Prognóstico. O evento também colheu contribuições dos diferentes atores sociais da bacia sobre os cenários futuros projetados para alcançar as metas de planejamento dos diversos usos das águas da bacia hidrográfica.

Terceiro produto do PDRH/ECA dos Afluentes do Alto São Francisco, o Prognóstico apresenta cenários construídos a partir do conhecimento dos usos das águas da bacia e das dinâmicas econômica e populacional.

OFICINAS TÉCNICAS

O Relatório do Prognóstico foi uma construção coletiva. Antes da consulta pública, o esboço das propostas foi levado à apreciação de um grupo técnico ampliado, em oficinas de trabalho realizadas nos dias 18 e 25 de março.

A primeira oficina teve por objetivo coletar informações sobre as tendências de futuro das águas da bacia, tendo como pressupostos variáveis já existentes (fatores ambientais, econômicos, naturais etc.), projetar quais os cenários que se vislumbram e sugerir ações para enfrentá-los.

Na segunda oficina foi feita a apresentação dos cenários identificados e discutida a proposta de aperfeiçoamentos. Posteriormente, após a compilação dos dados dessas oficinas, foi elaborada a versão preliminar do relatório de Prognóstico, objeto de consulta pública ampliada realizada no dia 23 de agosto.